Teve lugar nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, na sede da Cúria Geral, em Roma, a segunda reunião deste ano da Comissão Financeira. Além dos assuntos habituais – análise do orçamento para 2020; estudo do saldo preliminar de 2019; avaliação dos centros em situações críticas do ponto de vista económico-financeiro – foram tratadas as seguintes questões:
Identificação de um novo critério de repartição para o financiamento da Cúria Geral. O reexame do critério de distribuição tornou-se necessário devido ao processo de unificação de diferentes Províncias. A Comissão elaborou uma proposta que, depois de ser examinada pelo Conselho Geral, será submetida à análise da Assembleia dos Superiores Maiores.
Elaboração de um guia para toda a Ordem que servirá de auxílio às Províncias na definição do seu património estável. Também a este respeito foi elaborada uma proposta que será apresentada ao Conselho Geral, o qual decidirá depois quanto a sua implementação.
Primeiras reflexões sobre a elaboração de um Diretório Económico o qual, de acordo com as indicações da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), será obrigatório para todos os institutos religiosos.
Primeiras reflexões sobre o Regulamento Administrativo do qual, no futuro, sempre de acordo com as indicações da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), deverão dotar-se todos os institutos religiosos.
Identificação de modalidades de colaboração claramente definidas com a Cúria Geral para as Províncias que incorporarem os seus centros numa fundação ou criaram a sua própria pessoa jurídica pública (PJP).