No dia 21 de outubro, segunda-feira, foi inaugurado em Inca (Ilha de Maiorca) o novo Hospital de S. João de Deus, com a presença do Ir. Jesús Etayo, Superior Geral da Ordem, e da presidente do Governo das Ilhas Baleares, Francina Armengol, estando acompanhados pela Diretora-Geral do Hospital, Joan Carulla, pelo Superior da Comunidade, Ir. Felipe Romanos, e por diversas autoridades, entre as quais os presidentes do Parlamento das Ilhas Baleares e do Município de Inca.
No salão do Hospital, foi descerrado um relevo com a simbologia da Ordem de S. João de Deus, realizado pela escultora maiorquina Georgina Gamundí.
O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, que visitaram as modernas instalações do Hospital e, a seguir, visitaram o parque público anexo ao Hospital, que receberá também o nome de S. João de Deus e onde foi colocada uma estátua do Fundador, em bronze.
O centro, que ocupa uma área de 6.000 m2, destina-se a melhorar a funcionalidade e a promover a autonomia das pessoas. Dispõe de 80 camas, dois grandes ginásios, um hospital diurno, duas salas de cirurgia e uma unidade de imagem com ressonância magnética. Os principais serviços abrangem as unidades de Geriatria, Reabilitação e Cirurgia Ortopédica.
Este novo hospital, do mesmo modo que o Hospital de S. João de Deus de Palma de Maiorca, integra a rede de hospitais públicos das Ilhas Baleares.
A Ordem detém ainda em Maiorca uma Fundação de Serviços Sociais, promovida pelo próprio Hospital, que dá assistência a famílias em situações de vulnerabilidade e exclusão social.