É com alegria que o Definitório Geral anuncia a aprovação do estabelecimento oficial de uma nova Região no âmbito das estruturas da nossa Ordem. A nova Região, que compreende as Províncias da Europa Ocidental, Oceânia e América do Norte (a qual, por sua vez, inclui as Províncias da Rainha dos Anjos e do Bom Pastor), é um dos primeiros frutos do nosso recente Capítulo Geral. A Província da Europa Ocidental, Oceânia e América do Norte será conhecida pela sigla das iniciais das referidas Províncias, em inglês – WEONA (Western Europe Oceania North America).
A nova Região WEONA propõe-se alcançar os seguintes objetivos:
Promover e desenvolver o sentido de fraternidade e esperança neste momento da nossa história, marcado por um sentimento de diminuição, perda e, às vezes, de tristeza.
Proporcionar oportunidades criativas para a formação permanente.
Compartilhar informações sobre os movimentos eclesiais, políticos e sociais que ocorrem atualmente na Região.
Desenvolver uma melhor compreensão comum das implicações e dos requisitos necessários para a criação de estruturas civis e canónicas quer permitam dar continuidade e salvaguardar a Hospitalidade, conforme referido na Seção VI das Linhas de Ação do LXIX Capítulo Geral.
É interessante reparar no significado da palavra WEONA - “Onde prevalece o bem” – que é também a aspiração da Ordem: que essa seja, de facto, a experiência de todos quantos fazem parte desta nova Região.