Do mesmo modo que se fez no sexénio passado, o Definitório Geral decidiu que a Assembleia dos Superiores Maiores da Ordem se realizasse anualmente. Trata-se de facto de um encontro que proporciona aos participantes um ambiente favorável à partilha, colegialidade e sinodalidade, em que são abordadas questões relacionadas coma a Família Hospitaleira de São João de Deus.
Nesta primeira assembleia do novo sexénio, que acaba de iniciar, participaram todos os Superiores provinciais e o Delegado Geral, os responsáveis pelas Comissões gerais, pela Postulação Geral e os Superiores das três Comunidades de Roma (Cúria Geral, Hospital da ilha Tiberina e Farmácia do Vaticano).
A assembleia tem por lema "Sair com paixão para promover a hospitalidade" – em prática, o mesmo que o Definitório Geral escolheu para este sexénio. Trata-se de um apelo à Família de São João de Deus para que viva apaixonadamente, com entusiasmo e confiança, a vocação que o Senhor nos deu, e coloque tudo aquilo de que dispõe ao serviço da Hospitalidade evangélica.
Um tema muito importante a debater é a atenção que deve ser prestada ao mundo criado, segundo as indicações do Papa Francisco, e os cuidados a ter com as pessoas vulneráveis assistidas nos centros e serviços da Ordem.
Durante a semana, serão apresentados os Planos de Ação do Governo Geral, das Regiões e das Comissões Gerais. Prevê-se depois a intervenção de pessoas externas à Ordem, como conferencistas, para aprofundar diferentes temas, e haverá tempo para trabalho de grupo e partilha em sessão plenária.