Nos dias 8 e 9 de abril, segunda e terça-feira, os membros da Comissão Europa reuniram-se na Cúria Geral da Ordem para o primeiro encontro de 2019, que representa um dos principais pontos de partida para o trabalho que a Ordem realizará na Europa no novo sexénio de 2019-2025, colocando-se em continuidade direta com o Capítulo Geral celebrado no início do ano. De facto, passaram a fazer parte da Comissão os dois novos Conselheiros Gerais responsáveis pelas Províncias europeias, a saber, o Ir. Joaquim Erra Mas (Presidente da Comissão) e o Ir. José Augusto Gaspar Louro.
Durante a reunião, os membros da Comissão debateram as várias questões relacionadas com a animação e a ação estratégica da Região europeia da Ordem, nomeadamente: os programas para promover a inclusão social de grupos vulneráveis, a colaboração entre os gabinetes de comunicação das Províncias, a instituição do Noviciado Europeu, os grupos de trabalho nas áreas da pastoral vocacional, pastoral da saúde e bioética, bem como os projetos promovidos pelo escritório Hospitality Europe, em Bruxelas.
O presidente da Comissão, Ir. Joaquim Erra referiu-se também às principais resoluções e linhas de ação adotadas pelo Capítulo Geral no sentido de fazer avançar o processo de regionalização da Ordem e consolidar a colaboração entre religiosos e leigos.
A Comissão reunir-se-á novamente no próximo outono, imediatamente antes da semana dedicada à Assembleia dos Superiores Maiores.