Terminou no dia 5 de fevereiro de 2019 o LXIX Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus.
Os 78 capitulares iam separar-se de Roma, depois de mais de 3 semanas intensas de trabalho, que culminaram na elaboração de propostas para o próximo sexénio iniciado com o encerramento do Capítulo. O novo Governo Geral recém-eleito, bem como os Superiores Provinciais, serão responsáveis por decidir tais Linhas de Ação, de modo que se tornem objeto de um plano de ação nos níveis geral, regional e local.
Essas Linhas de Ação e a mensagem do Papa Francisco "constituirão o corpo fundamental que orientará o Governo Geral nos próximos anos", disse o Ir. Jesús Etayo no seu discurso de encerramento do Capítulo, na manhã de 5 de fevereiro. "Espero que os resultados da nossa assembleia capitular tragam muitos frutos para o futuro e abram um espaço de luz e de esperança para a Igreja e para todos os membros da nossa Família Hospitaleira de São João de Deus."
"Construir a Hospitalidade olhando para o futuro implica que todos nós renovemos a nossa vocação, acolhendo todos os dias o chamamento do Senhor e o convite que Ele nos dirige a sairmos em missão de Hospitalidade, colocando-nos ao serviço dos mais frágeis, acrescentou o novo Superior Geral, reeleito a 26 de janeiro para um novo mandato de 6 anos. Devemos construir e reconstruir a cada momento os caminhos e os meios para responder aos desafios e às necessidades com que somos confrontados, para que a nossa Ordem e a nossa Família Hospitaleira estejam sempre prontas" – acrescentou.
"O Capítulo que estamos para encerrar foi uma experiência rica em universalidade, fraternidade e hospitalidade", disse ainda o Ir. Jesús. É verdade que são muitos os desafios, mas também é verdade que a graça e o dom que o Senhor renova diariamente em nós nos darão a força para os enfrentar. Nisso reside a chave, não para nos fecharmos em nós mesmos ou nas nossas limitações, mas para vivermos com entusiasmo e dedicação a nossa vocação ao serviço da Igreja de Jesus Cristo, a partir do nosso carisma e da nossa missão".
Após 24 dias de Capítulo, nada menos do que 72 propostas foram validadas e votadas pelos capitulares ao fim da tarde de 4 de fevereiro. As diferenças linguísticas, culturais e de realidades estiveram muitas vezes no centro dos debates, com tradução simultânea em 8 línguas. Encontrar as Linhas de Ação comum constituiu, portanto, o maior desafio para os participantes neste Capítulo, que provinham de mais de 30 países diferentes.
Essa diversidade que caracteriza a Ordem refletiu-se também ao nível do acompanhamento do Capítulo através dos meios de comunicação, graças a uma informação que foi constantemente atualizada durante a celebração do evento. Cerca de 6.500 visitantes individuais, de 84 países, acompanharam à sua maneira, consultando mais de 66.000 vezes as páginas do blogue que disponibilizou notícias, entrevistas, vídeos e outras informações durante toda a duração do Capítulo.
Os 78 capitulares concluíram o LXIX Capítulo Geral com uma celebração Eucarística, antes de cada um regressar à sua Província para viver esta nova página de história da Ordem, "com esperança e coragem quanto aos novos caminhos pelos quais o Senhor nos conduz".