No dia 12 de setembro, quarta-feira, a Cúria Geral acolheu uma reunião de trabalho em que participaram os responsáveis pela comunicação de todas as Províncias europeias da Ordem, bem como da própria Cúria Geral, da Ilha Tiberina, da Comissão Interprovincial espanhola e do escritório de Bruxelas Hospitality Europe.
Este dia de trabalho foi promovido pela Comissão Europa em resposta a uma exigência estratégica apresentada durante o sexénio pelos Superiores Maiores, tendo em vista especialmente reforçar as sinergias e a coordenação da comunicação da Ordem Hospitaleira a nível europeu.
A comunicação constitui hoje mais do que nunca um sector em evolução constante e imprevisível, devido ao desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação e das novas modalidades de expressão nos próprios meios de comunicação. Além disso, durante o sexénio verificaram-se circunstâncias especiais (como o surto de ébola na África Ocidental) que submeteram a Ordem Hospitaleira a uma excecional «pressão» mediática a nível internacional. Estas questões e as possibilidades de melhorar a comunicação, o intercâmbio de informações e de documentos ocuparam o debate e o confronto entre os 20 participantes nos trabalhos.
A primeira parte do dia foi dedicada a uma primeira rodada de intervenções individuais para apresentar a estrutura e os instrumentos de comunicação existentes nas diferentes Províncias. Após essas comunicações, abriu-se um debate livre, em que emergiram várias propostas e sugestões para tornar regular e rápida a partilha de informações e notícias entre as Províncias europeias.
As conclusões do encontro serão ilustradas na próxima reunião da Comissão Europa, agendada para o próximo dia 22 de setembro, novamente na Cúria Geral.
Os participantes saíram satisfeitos e confiantes deste dia de trabalho, em especial o Presidente da Comissão Europa, Ir. Rudolf Knopp, e a equipa que o organizou por encargo da mesma Comissão (Ir. Alain-Samuel Jeancler, Antoine Soubrier, Adriana Castro e Carlo Galasso).