De 26 de agosto a 2 de setembro de 2018 teve lugar em Viena o Encontro dos Escolásticos das Províncias de Áustria, Baviera, Polónia, Espanha e Portugal.
Nas Províncias da Europa Central, os encontros dos Escolásticos têm uma longa tradição. O primeiro remonta a 1981. Nesse ano, participaram as províncias da Áustria e Baviera e a Província da Renânia (que hoje já não existe). Em 1988 juntou-se-lhes a Província da Polónia e, em 2015, as Províncias de Espanha e Portugal. Neste último encontro, além dos Irmãos Escolásticos, participaram também os seus formadores.
"O encontro dos Escolásticos tem dois objetivos principais", explicou o Ir. Serafim Schorer, Mestre dos escolásticos no Escolasticado interprovincial das Províncias da Áustria e da Baviera em Regensburg. "O primeiro consiste em promover a compreensão recíproca e o intercâmbio entre os participantes. O segundo tem a ver com a formação, ou seja, o confronto com determinados conteúdos".
No encontro deste ano, pela primeira vez, não houve conferencistas externos pois os próprios escolásticos animaram e moderaram os trabalhos. "Tínhamos decidido, no último encontro, que fossem os próprios escolásticos a escolher e animar os temas que têm a peito," referiu o Ir. Serafim. A partir daí, cada grupo linguístico encarregou-se de dinamizar uma parte do encontro.
O primeiro dia foi dedicado ao conhecimento recíproco e a uma visita à Comunidade e ao hospital dos Irmãos de S. João de Deus, de Viena. A seguir, teve lugar uma visita à cidade.
O segundo dia foi dinamizado pelo grupo de língua alemã, sob o lema "tensão-distensão". O objetivo consistia em analisar como um religioso Irmão de S. João de Deus pode gerir o seu dia de modo alegre e equilibrado, regenerando-se, sem desperdiçar as energias. "Esta é uma questão importante para os Escolásticos," observou o Ir. Serafim, "porque, depois do Noviciado, em que tudo está programado de modo bastante racional, os Escolásticos têm de aprender a gerir e organizar autonomamente o seu dia." De manhã, os participantes tiveram a oportunidade de refletir pessoalmente sobre este aspeto das suas vidas; de tarde, teve lugar uma partilha de experiências. As conclusões foram depois sintetizadas e apresentadas de modo dinâmico, através de pequenas representações teatrais.
O terceiro dia, dinamizado pelo grupo polaco, teve como tema central a relação dos jovens Irmãos com Deus. A este respeito, falou-se dos aspetos positivos mas também das dificuldades encontradas pelos Escolásticos. "Foi interessante notar como este tema apresenta tantas analogias na Europa", constatou o Ir. Serafim.
O tema central do quarto dia, quinta-feira, dinamizado pelo grupo de língua portuguesa, foi a figura de São João de Deus. Cada grupo escreveu uma carta ao Fundador da Ordem e a cada carta responderam os outros grupos, imaginando como teria respondido o próprio Santo.
No dia 31 de agosto, sexta-feira, o grupo realizou uma excursão ao Vale de Wachau, atravessada pelo rio Danúbio e de rara beleza. No último dia, sábado, 1 de setembro, o primeiro Conselheiro Geral, Ir. Rudolf Knopp, falou aos jovens Irmãos sobre preparação do próximo Capítulo Geral da Ordem, que terá lugar no início de 2019. O encontro foi oficialmente encerrado no dia 2 de setembro, domingo.