Realizou-se de 25 a 27 de abril, em Bruxelas, a visita ao escritório Hospitality Europe e às instituições europeias por parte de uma delegação da Ordem Hospitaleira de São João de Deus e das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
Estiveram presentes em Bruxelas todos os membros da associação “Hospitality Europe aisbl" acompanhados pelos Irmãos Moisés Martín Bosca e André Sene e pelo senhor Klaus Mutschlechner.
O dia 25 de abril foi dedicado a visitar as instituições da União Europeia e, nomeadamente, o Parlamento Europeu, onde os participantes puderam entrar quer no grande auditório das sessões plenárias (onde decorria uma conferência de alto nível sobre a digitalização da Europa) quer nas salas em que se realizam os trabalhos das comissões parlamentares. Foi aí que o Dr. Carlo Galasso explicou as funções legislativas e as decisões do Parlamento Europeu e os mecanismos de redução e redistribuição de lugares que serão adotados no próximo ano como consequência da saída da Grã-Bretanha da União Europeia (Brexit). Depois disso, a delegação deslocou-se para a "Área Schuman", o bairro europeu de Bruxelas onde funcionam a Comissão Europeia, o Conselho de Ministros da UE e o Conselho Europeu.
No dia 26, na sede do escritório europeu, situado na Rue Guimard, teve lugar a assembleia-geral da associação Hospitality Europe. Durante os trabalhos, coordenados pelo seu presidente, o Ir. Rudolf Knopp, foram tomadas algumas decisões importantes, entre as quais a alteração dos estatutos da associação (cujos critérios de adesão estão agora alinhados com os novos regulamentos dos órgãos europeus da Ordem) e a avaliação de um protocolo para orientar as províncias na apresentação de propostas para novos projetos comunitários. Esse protocolo será apresentado e debatido nas próximas reuniões da Comissão Europa e dos representantes das províncias.
De tarde, a delegação foi acolhida na sede da COMECE (Comissão das Conferências Episcopais dos países da UE), onde recebeu cumprimentos do secretário-geral, P. Olivier Poquillon da Ordem dos Dominicanos, e foi informada sobre os objetivos e as atividades deste organismo da Igreja junto das instituições da UE no âmbito do diálogo entre a União Europeia e as igrejas, comunidades religiosas ou associações, conforme previsto no art.º. 17 do Tratado de Lisboa.
Antes da partida, na manhã de sexta-feira, 27 de abril, a delegação realizou uma breve visita ao centro histórico de Bruxelas.
Esta experiência foi muito positiva e enriquecedora para todos os participantes e constituiu um momento de reflexão importante sobre o trabalho realizado nos últimos anos pelo escritório Hospitality Europe e sobre as possibilidades de o tornar ainda mais relevante e eficaz.