O Centro de Saúde Mental da Ordem em Barcelos (Portugal) foi selecionado pela plataforma "EU-Compass" – que trabalha por conta da Comissão Europeia nas áreas da saúde e do bem-estar mental – pela promoção de boas práticas e de modalidades eficientes de assistência domiciliária na Europa.
Este centro da Ordem implementou há alguns anos um serviço de assistência mental no concelho de Barcelos, que funciona também fora de suas estruturas, atuando através de uma equipe denominada "CuiDando", formada por psiquiatras e profissionais das áreas da medicina clínica e social.
O serviço ao domicílio teve um impacto muito positivo na assistência aos doentes, reduzindo o número de entradas e os tempos de permanência dos assistidos nos centros de cuidados psiquiátricos do território.
A experiência do projeto "CuiDando" – apresentado pela Província Portuguesa em colaboração com o escritório Hospitality Europe de Bruxelas – foi selecionada e apresentada na publicação dedicada às práticas eficientes e inovadoras no setor da saúde mental divulgada pela plataforma "EU-Compass" e pode ser lida (em inglês) no site da Comissão Europeia:
https://ec.Europa.eu/Health/sites/Health/files/mental_health/docs/2018_goodpractices_en.pdf
Esta publicação confere uma ulterior visibilidade ao trabalho da Ordem Hospitaleira em favor dos doentes mentais na Europa. Idêntico reconhecimento já tinha ocorrido com o projeto europeu ROAMER, coordenado pelo Parque clínico de Barcelona, e através do financiamento concedido no ano passado à Província Lombardo-Véneta para um projeto piloto sobre a prevenção de comportamentos violentos de doentes psiquiátricos.