É sob o lema “construir o futuro da hospitalidade” que entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março de 2018 decorre, em Fátima, o XXIX Capítulo Provincial da Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.
Estão presentes 22 Irmãos Capitulares e 21 Colaboradores. Os trabalhos são presididos pelo Superior Geral, Ir. Jesús Etayo, que é acompanhado por dois Conselheiros Gerais, o Ir. Benigno Ramos e o Ir. Giampietro Luzzato.
Os trabalhos iniciaram-se com a eucaristia e oração de laudes, na capela do Centro de Formação Hospitaleira Joandeína, onde decorrem os trabalhos. Já em sala, os Irmãos capitulares fizeram a votação do secretário, escrutinadores e moderadora.
Depois seguiu-se a sessão de abertura, já com a presença dos colaboradores convidados.
"É preciso estar com o fundador e com os tempos e não no tempo do fundador". Este foi um dos desafios deixado por D. Joaquim Mendes, salesiano e Bispo Auxiliar de Lisboa, no arranque dos trabalhos do XXIX Capítulo Provincial.
O Superior Geral, citando o Papa Francisco, apelou a que o Capítulo seja um "tempo para exercitar o espírito de êxodo e de hospitalidade" neste tempo de discernimento sobre o futuro da Hospitalidade.
Posteriormente, foram apresentados os relatórios da missão, pelo Superior Provincial, Ir. Vítor Lameiras, e pelo Delegado Provincial do Brasil, Ir. Augusto Vieira. Na continuação dos trabalhos, o Dr. Xavier Pomés, apresentou o processo de reconfiguração dos Centros na América Latina, resultante dos trabalhos do recente Capítulo Interprovincial naquele continente.
Foram ainda apresentados relatórios sobre a Fundação S. João de Deus, HospitalAgro e Museu S. João de Deus – Psiquiatria e História.
Durante esta semana, pode fazer chegar as suas mensagens ao Capítulo através do email
Acompanhe todas as informações diariamente em www.isjd.pt.
#ohcapitulo2018