Emergência Ebola

Carta Circular do Superior Geral

Aos Superiores Provinciais

A toda a Família Hospitaleira de S. João de Deus

Sedes respetivas

 

Estimados Irmãos e Colaboradores,

Pela presente, informamos que na sexta-feira da semana passada, o Ir. Manuel García Viejo, médico cirurgião do Hospital de S. João de Deus, em Lunsar (Serra Leoa), resultou positivo nos testes ao vírus ébola e, na madrugada de hoje, 22 de setembro, foi repatriado para a Espanha, a fim de ser curado nas melhores condições possíveis, no Hospital Carlos III, em Madrid. O seu estado de saúde não é bom. A repatriação foi decidida de acordo com o Ir. Manuel que, depois de conhecer o resultado do teste, nos pediu para ser transferido para Espanha. Isso foi possível graças à boa disponibilidade do governo espanhol, que nos deu o seu apoio em todos os momentos.

Não sabemos exatamente como se verificou o contágio do Irmão. De facto, o hospital em Lunsar tinha sido encerrado após vários casos de ébola e, de acordo com o governo local, depois de ter sido desinfetado e passado algum tempo em quarentena, foi reaberto no dia 8 de setembro. Pensamos que terá ocorrido a partir desse momento, apesar de terem sido tomadas todas as medidas de prevenção possíveis.

Para todos nós, e especialmente para os Irmãos e Colaboradores que se encontram na Serra Leoa, isto é muito difícil e esperamos que não se verifiquem mais casos de infeção. Quanto ao hospital, de acordo com o administrador apostólico da diocese, a nossa intenção é de fechar o Centro. Neste momento, não temos capacidade para continuar a atividade por nós mesmos e precisamos de coordenação e do apoio do governo, da Igreja e das instituições de saúde internacionais, para podermos realizar um trabalho eficaz e adequado. Se as condições forem garantidas, estamos disponíveis para sermos com os nossos centros mais um elo na cadeia dos planos propostos para enfrentar a situação. Peço a todos apoio e orações, especialmente por todos eles.

Como todos sabem, a situação da epidemia continua descontrolada, aumentando mesmo os casos de infeção e mortes. Parece que a comunidade internacional está a reagir com maior determinação e anuncia medidas importantes de apoio, em termos de meios humanos, económicos e materiais. A nossa intenção é a de permanecer na Libéria e na Serra Leoa ao serviço das populações de ambas as nações, especialmente nestes momentos de maior necessidade, mas só se estiverem garantidas as condições que acima indiquei. No entanto, não posso negar que está a ser difícil para nós, sobretudo depois do que aconteceu em Lunsar.

Nestes tempos difíceis, sintamo-nos todos unidos à Província de Santo Agostinho de África, à comunidade e aos Centros da Libéria e Serra Leoa, para que, com a colaboração de todos, a Ordem possa continuar a dar a resposta que o Senhor, a Igreja e os países envolvidos nos pedem.

Rezemos todos pelo Ir. Manuel García Viejo e por todos os Irmãos e Colaboradores de ambos os Centros e peçamos ao Senhor, através de S. João de Deus, que nos dê força e audácia para continuarmos a manifestar e a levar o Evangelho da Hospitalidade àqueles que estão a sofrer devido a esta terrível epidemia.

 

Com um abraço fraterno, unidos no Senhor e em S. João de Deus,

 

Ir. Jesus Etayo

Superior Geral

 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page