Solenidade de São João de Deus

Carta Circular do Superior Geral

 

“Vosso irmão mais pequeno, João de Deus”

A todos os Irmãos e Colaboradores, membros da Família Hospitaleira de S. João de Deus

Por ocasião da Festa de S. João de Deus, nosso Fundador, envio-vos as minhas felicitações e os meus melhores votos para que todos celebremos com grande alegria a solenidade do nosso Padroeiro.

Nesta primeira parte do ano estamos a celebrar os capítulos provinciais em toda a Ordem: na realidade, em grande parte já foram realizados. Por esta ocasião e em consonância com quanto temos vindo a impulsionar a partir do Governo Geral, nos últimos anos, o tema central dos capítulos é “O futuro da Hospitalidade na Província”. Trata-se de proceder a um necessário discernimento, com os olhos postos no presente e no futuro, a fim de permanecermos fiéis ao Senhor e à Igreja, ao carisma e à missão da Ordem, às pessoas pobres, doentes e necessitadas do mundo de hoje, que são as destinatárias da nossa missão. É um desafio que terá o seu momento culminante no próximo ano, durante o Capítulo Geral.

Neste sentido, aprecio a ousadia de algumas províncias que iniciaram este processo de discernimento e as medidas que tomaram. Em particular, refiro-me às províncias de Espanha e às da América Latina que, após três anos de trabalho, decidiram, nos seus capítulos, constituir uma única Província para Espanha e uma outra para toda a América Latina: para efetivar esta mudança, foram previstos aproximadamente dois anos de preparação das novas províncias, após os quais serão canonicamente constituídas. Todas as decisões foram tomadas com o único intuito de se manterem fiéis ao legado do nosso Fundador.

S. João de Deus é para toda a Família Hospitaleira o nosso inspirador. Nas suas obras, biografias e noutros documentos, e principalmente na sua vida, encontramos muitas experiências que inspiram a nossa própria vida e a daqueles que o querem imitar.

Desejo deter-me, embora muito brevemente nesta ocasião, numa sua expressão com que termina as suas cartas: Vosso irmão mais pequeno,  João de Deus. É uma expressão que desperta a atenção. Não se trata apenas de um clichê. Nalgumas, ao termo menor acrescenta o adjetivo desobediente [Vosso desobediente e mais pequeno irmão]. Exprime uma experiência profunda de humildade diante de Deus e dos homens, própria de quem experimentou o amor de Deus e a sua misericórdia. Somente quem vive desta forma descobre a grandeza do amor de Deus e a pequenez do ser humano, sentindo-se humilde diante dele e dos outros e comprometendo-se a amá-los, colocando-se ao seu serviço.

Sim, é uma experiência humana e espiritual de primeira ordem, que desejo evidenciar em S. João de Deus e convido todos a fazer essa experiência, pelo menos a progredir nela. A verdadeira humildade nasce daí. Quando é verdadeira, coloca os alicerces para construir uma vida cheia de significado ao serviço de Deus e dos outros, especialmente dos mais frágeis e necessitados.

A humildade não é apenas uma virtude humana e evangélica fundamental no plano pessoal, mas é-o também do ponto de vista eclesial e institucional: no nosso caso, a nível da nossa Ordem e da nossa Família. A tentação de grandeza, da aparência e do predomínio está sempre presente nos seres humanos e nas instituições. É a tentação de querer ser grande e forte, de conseguir um grande reconhecimento social. Mas não deve ser essa a nossa preocupação e devemos estar muito atentos para evitar cair nesta tentação que, na realidade, muitas vezes não é real, mas apenas um desejo cego que não corresponde à realidade.

Assim deve ser também entre nós. Não somos grandes, nem fortes, e se recebemos reconhecimento pelo testemunho de muitos Irmãos e Colaboradores, devemos sentir isso como algo que temos de fazer, sem reclamar outros méritos. Por vezes, também temos que ser humildes para reconhecer os nossos erros e fraquezas e pedir perdão por isso: faz parte da humildade que nos ensina S. João de Deus, o nosso irmão mais pequeno. Cada um de nós deve ser também para os outros o seu irmão mais pequeno.

Tenho a certeza de que, se crescermos nesta virtude, o futuro será mais claro para cada um de nós que fazemos parte da Família Hospitaleira de S. João de Deus, porque a humildade é o fundamento da caridade e da hospitalidade. Temos aí o exemplo do nosso Fundador.

Como é habitual nesta altura, gostaria de informar toda a nossa Família Hospitaleira sobre o resultado da campanha do ano de 2017 em favor do projeto de "apoio à reintegração e melhoria da qualidade assistencial do Albergue S. João de Deus de Quito", no Equador. O total dos donativos recebidos foi de 410.708,73 euros, fruto da solidariedade de todos, pelo que, mais uma vez, exprimo os meus sinceros agradecimentos.

Ao mesmo tempo, gostaria de informar que a campanha do presente ano de 2018 se destina a financiar o projeto "Akassato (Cotonou), da Vice-província de S. Ricardo Pampuri (Benim-Togo)". Trata-se de um centro de saúde para consultas externas (poliambulatório) e de reabilitação com ozonoterapia. Agradeço desde já a vossa generosidade e peço que todos apoiemos esta causa, para continuarmos  a robustecer o serviço prestado às pessoas doentes, pobres e necessitadas desta região da África.

Desejo a todos uma feliz Festa de S. João de Deus. Que o convite de S. João de Deus à humildade nos encoraje a crescer como Família de São João de Deus e a dedicar-nos radicalmente a serviço dos mais pequenos e vulneráveis da nossa sociedade, tornando presente o amor de Deus por meio da Hospitalidade, segundo o estilo que o nosso Fundador viveu e difundiu.

Unidos no Senhor e em S. João de Deus, recebei um abraço fraterno.

 

Ir. Jesús Etayo

Superior Geral

 
 

Salva questo testoSegnala ad un amicoStampaTorna alla pagina precedenteTorna alla home page